Nós amamos as energias renováveis, mas elas podem ser difíceis de armazenar. É por isso que as pessoas estão construindo melhores baterias, volantes, grandes balões em lagos e outras novas tecnologias caras.
E agora há ARES, uma ideia com potencial real. É basicamente um par de contêineres cheios de pedras. Quando suas fontes renováveis, como eólica e solar estão todas bombeando mais energia do que você pode usar, você usa o excesso para empurrar o trem cheio de pedras até a colina. Quando você precisa da energia, deixa o trem rolar morro abaixo, e os motores elétricos se transformam em geradores. É isso aí. Rochas.
A revista Wired informa que uma instalação da tecnologia ARES vai estar em breve descendo os trilhos:
" Em abril, o Bureau of Land Management aprovou um projeto ARES (Advanced Rail Energy Storage) - que significa Trilho Avançado de Armazenamento de Energia- , concebido por uma startup de energia baseada em Santa Barbara chamado, bem, ARES. Em 2019, diz a chefe de operações da ARES Francesca Cava, a instalação vai ocupar 106 acres na cidade de Pahrump, Nevada .... O projeto Nevada tem uma potência instalada de 50 megawatts e pode produzir 12,5 megawatts-hora de energia. Isso é relativamente grande, especialmente em comparação com um monte de projetos de armazenamento em baterias."
A NoTech Magazine escreveu sobre o sistema por volta em 2013:
" ARES é um grande projeto de baixa tecnologia que merece elogios por seu pensamento sustentável. Um problema pode ser que subir ladeira não é aquilo em que os trens são bons, enquanto que é a distância vertical percorrida que importa. A consequência é que o método requer uma grande quantidade de espaço. Um sistema de armazenamento de energia em trilho de 50 MW precisa de uma extensão de oito quilômetros com oito por cento de inclinação com 32 veículos, cada um pesando 300 toneladas."
O site VOX explica em maiores detalhes a forma como isso pode ser usado não só como armazenamento, mas para suavizar as flutuações de energia na rede.
"Sistemas ARES não respondem tão rápido como baterias (cinco a 10 segundos, em oposição a eficiência instantânea), mas a empresa reivindica que seus custos de capital são muito mais baixos. Além disso, vagões e lajes de concreto, ao contrário das baterias, não se degradam ao longo do tempo."
É uma maravilhosa idéia, simples, idiota como empurrar uma pedra morro acima. Precisamos de mais pensamentos como esse.
*traduzido de
www.treehugger.com
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